Agenda

  • sex
    25
    maio
    2018
    9h00-13h00Portimão - Portimão Arena

    Programa

    Irão ser abordados vários aspetos técnicos e científicos que estão subjacentes às exigências regulamentares da segurança contra incêndios, como a fenomenologia da combustão, termodinâmica em situação de incêndio, os fluxos de evacuação, os fatores comportamentais, a química da extinção, entre outros. Esta abordagem aos fundamentos da SCIE permitirá compreender a razão de ser e importância dos vários sistemas passivos e ativos, desenvolvendo uma visão abrangente e integradora da segurança. Será feita a análise por desempenho de algumas disposições regulamentares, indicando algumas estratégias simples para otimização da eficácia dos sistemas, por vezes com significativa redução de custos. Este workshop terá uma forte dinâmica, com filmes e experiências laboratoriais demonstrando vários aspetos técnicos e científicos que envolvem o fogo.

    Orador

    Será orador neste seminário Paulo Ramos Arquiteto, especialista em SCIE na ETU e Presidente da SFPE Portugal. Tem licenciatura e mestrado pré-Bolonha em Arquitetura e uma pós graduação m Proteção Contra Incêndios em Edifícios. Atualmente está a fazer doutoramento em Engenharia de Segurança ao Incêndio na Universidade de Coimbra.

    Complementou a sua formação com vários cursos de especialização de SCIE, nomeadamente “Introduction to Fire Dynamics Simulator (FDS) and Smokeview” (SFPE Portugal, 2018), “Performance-Based Design and Regulation in Europe” (SFPE, Rotterdam 2018), “Introduction to Fire Risk Assessment” (SFPE, Warsaw 2016), “Evacuation for Fire Safety Engineering” (SFPE, Copenhagen 2015), “Smoke Management” (University of Edinburgh/APSEI, 2010).

    É projetista de SCIE há mais de dez anos, com certificação para edifícios de 3ª e 4ª categorias de risco, tendo sido técnico responsável de mais de uma centena de projetos e medidas de autoproteção, em Portugal, Angola, Argélia e França.

    Integra a Comissão Técnica de SCIE da Ordem dos Arquitetos desde a sua formação em 2009, sendo o representante da Ordem na Comissão de Acompanhamento da Implementação do RJ-SCIE. É vogal da CT46, presidindo à SC6 – Projeto de Segurança contra Incêndio Baseado no Desempenho, que acompanha os trabalhos da ISO/TC 92 Fire Safety.

    Inscrição

    Participação gratuita sujeita a inscrição.