-
Ter21Mai2024Sex21Jun202414h30-17h30Online - Plataforma Zoomver mais....
A inalação de fumo é a principal causa de morte nos incêndios urbanos. O fumo tem ainda um papel relevante da propagação do incêndio nos edifícios e pode causar danos significativos no imóvel e seu recheio. Por estes motivos, o controlo de fumo é um sistema de grande importância no âmbito da Segurança contra Incêndios em Edifícios (SCIE). Apesar de o RT-SCIE dedicar a esta temática 10% do articulado, essa informação, por si só, não é suficiente para se proceder a um dimensionamento adequado dos sistemas de controlo de fumo. No curso “Controlo de fumo – Conceção, dimensionamento e comissionamento” pretendemos colmatar essa lacuna, fazendo uma abordagem 360º, abarcando os requisitos regulamentares, referenciais normativos internacionais, termodinâmica, projeto de execução e dimensionamento. Os conhecimentos serão consolidados através de um caso de estudo e de uma visita técnica.
Programa
- Regulamento Técnico – Eng. Marco Miguel
- Exigências regulamentares de CF (em que circunstâncias é exigido e como está dependente da estratégia de compartimentação)
- Requisitos regulamentares de controlo de fumo do RT-SCIE
- Virtudes, erros e omissões do RT-SCIE
- Normativos internacionais – Arq. Bruno Lopes
- Normativa francesa
- Fazer um paralelo entre a normativa francesa e o regulamento português, destacando as omissões do RT-SCIE e como se pode recorrer à legislação francesa para os colmatar
- IT 246 (vias de evacuação, locais de risco)
- APSAD R17 e ICPE Rubrique n° 1510 (indústria)
- Normativa europeia
- CEN/TR 12101-5 (locais de risco)
- EN 12101-13 (pressurização)
- Normativa francesa
- Fenomenologia da combustão e termodinâmica – Eng. João Viegas
- Fenomenologia da combustão relacionada com CF (produtos da combustão e sua toxicidade; combustão em apoxia, etc.)
- Conceitos básicos de termodinâmica (camada de fumo, conceito de pluma e ar incorporado, plano neutro, regime laminar e regime turbulento, etc.; 2 ou 3 fórmulas para explicar os conceitos teóricos)
- NP 4540
- Aplicação num estudo de caso – Eng. Dirceu Santos
- Projeto de execução, instalação e comissionamento – Eng. Hugo Guerreiro
- Transposição para o projeto de AVAC dos requisitos de SCIE
- Relacionamento e coordenação com projetista de SCIE
- Interdependência do CF com outros projetos, nomeadamente arquitetura e com outros sistemas de SCIE, nomeadamente sprinklers
- Matriz de comando (conceitos da matriz, temporização da matriz versus temporização por autómatos, sequenciação de arranques para evitar picos de tensão, etc.)
- Metodologia de auditoria e teste de sistemas de CF (máquina de fumo, anemómetro, barómetro)
- Abordagem pelo desempenho – Arq. Paulo Ramos
- Conceitos básicos do projeto baseado no desempenho
- Importância da definição de um incêndio tipo para o dimensionamento do CF
- Software de simulação de incêndios (CFast, FDS; Pyrosim)
- Software de simulação de evacuação (PathFinder, outros)
- Exemplos
Formadores
Marco Miguel, Engenheiro Eletrotécnico, com diversas formações na área da Segurança Contra Incêndio em Edifícios, é atualmente especialista de SCIE na ATIVA - Engenharia de Segurança. Formador de diversos cursos, foi docente do ensino superior até 2015 e técnico superior na ANPC até 2010. É coordenador da CT46/SC2/GT5 – Sistemas de controlo de fumo e co-autor do livro “Regulamento de Segurança em Tabelas”.
Bruno Lopes é Mestre em Arquitetura pela Escola Universitária das Artes de Coimbra. Projetista de Segurança Contra Incêndio de e possui curso avançado de Fire Dynamics Simulator (FDS). Desde 2013 é colaborador na ETU Lda, atelier especializado em SCIE tendo vindo a especializar-se na simulação de fogos em software.
João Carlos Viegas é Engenheiro Mecânico, Doutorado em Engenharia Mecânica, Investigador-Coordenador do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), Diretor do Centro de Instrumentação Científica do LNEC.
Dirceu Santos é Engenheiro Eletrotécnico formado pelo IST, tendo um Mestrado em Engenharia de Segurança contra Incêndios Urbanos feito na Universidade de Coimbra. Trabalhou na Teixeira Duarte, desempenhando atualmente funções na Action Modulers.
Hugo Guerreiro é Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa. Tem mais de 20 anos de experiência de Gestão de Projetos de Instalações Técnicas onde participou em projetos de Centros Comerciais, Hotéis, Escritórios, Data Centres, Hospitais, Habitação e Empreendimentos Mistos em Portugal, Brasil e Angola. Atualmente é Operations Manager na LMSA, onde lidera uma equipa de Engenharia multidisciplinar.
Paulo Ramos | Arquiteto, com pós-graduação em Proteção Contra Incêndios, estando a fazer doutoramento em Engenharia de Segurança ao Incêndio. É especialista de SCIE na ETU com projetos em Portugal, Angola, Argélia e França. É vogal da CT46, presidindo à SC6, que acompanha os trabalhos da ISO/TC 92 Fire Safety. É presidente da SFPE Portugal.
Calendário
- 21-05-2024 | terça | Regulamento Técnico
- 23-05-2024 | quinta | Normativos internacionais
- 28-05-2024 | terça | Fenomenologia da combustão e termodinâmica
- 04-06-2024 | terça | Aplicação num estudo de caso
- 06-06-2024 | quinta | Projeto de execução, instalação e comissionamento
- 18-06-2024 | terça | Abordagem pelo desempenho
- 21-06-2024 | sexta | Visita na zona de Lisboa (seguida de almoço/jantar, não incluído no preço)
Horário
14h30-17h30h (exceto visita)
Local
Online - Plataforma zoom (exceto visita)
Inscrições
- Regulamento Técnico – Eng. Marco Miguel
-
Qua22Mai202417honlinever mais....
[English Version below]
A SFPE Foundation é uma organização sem fins lucrativos que tem por missão apoiar a investigação e disseminação de conhecimento científico na área da segurança contra incêndios em edifícios, mas também incêndios rurais. Embora esteja associada à SFPE, é uma organização autónoma, com financiada através de doações de empresas, delegações da SFPE e individuais. Esses fundos são usados para conceder prémios de investigação e bolsas de estudo, promover partilha de conhecimento entre investigadores, lançar projetos de investigação e disseminar conhecimento através de conferências e cursos.
Nesta apresentação, Leslie Marshall, Diretora da SFPE Foundation, vai falar-nos da missão da fundação, dos programas de investigação já financiados e em curso, e de como são definidas as prioridades de investigação. Explicará ainda como é que se pode fazer uma candidatura ao financiamento da SFPE Foundation. Após uma apresentação de cerca de 30 minutos, abriremos uma sessão de perguntas e respostas, com moderação de Elisabete Cordeiro (LNEC), em que o público poderá colocar as suas questões.
The SFPE Foundation is a global non-profit organization that supports research and education to improve the scientific understanding of fire and its interaction with the natural and build environments. Affiliated with the Society of Fire Protection Engineers, Inc., the SFPE Foundation leverages support from external grants and individual, corporate, and SFPE chapter donations to fund professional awards, student scholarships, and research grants; lead cross-sectoral research collaborations; conduct research workshops and meetings; develop new initiatives to support the next generation of fire protection engineers; and disseminate knowledge to advance the field of fire engineering and fire safety science globally.
In this webinar, SFPE Foundation Director, Leslie Marshall, will talk about the foundation mission, the past and ongoing research programs, how Research Roadmap is defined and how you can
Oradores | Speakers
Oradora / Speaker Leslie Marshall
SFPE Foundation
Moderadora / Moderator
Elisabete Cordeiro
LNEC
Data e hora | Date and time
- 22 de maio, das 17h às 17h45
- May 22nd, from 5:00 pm to 5:45 pm (Portugal time zone)
Inscrição | Registration
-
Ter04Jun202420h30-22h30ISEC Lisboa | Sala B8ver mais....
Aula aberta
A legislação portuguesa de SCIE é prescritiva. No entanto, a tendência regulamentar internacional caminha no sentido de uma aplicação cada vez mais alargada do projeto, baseado no desempenho (performance-based design). Nesta palestra será explicado o que é o projeto de SCIE baseado no desempenho e quais são as suas vantagens e desvantagens quando comparado com a abordagem tradicional prescritiva. Será abordado o seu enquadramento jurídico em Portugal através da apresentação de alguns exemplos de aplicação. Será ainda discutido o papel central da investigação e das universidades no avanço do conhecimento científico de SCIE.
Orador
Paulo Ramos | Arquiteto, com pós-graduação em Proteção Contra Incêndios, doutorando em Engenharia de Segurança ao Incêndio. É especialista de SCIE na ETU com projetos em Portugal, Angola, Argélia e França. É vogal da CT46, presidindo à SC6 que acompanha os trabalhos da ISO/TC 92 Fire Safety. É presidente da SFPE Portugal.
Local
A Aula Aberta realiza-se na Sala B8 do Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC), na Alameda das Linhas de Torres, 179, Lisboa.
Inscrição
Entrada Livre
-
Qua19Jun202416h-19hFigueira da Fozver mais....
Venha conhecer a unidade industrial da Sinalux em Araújos, Figueira da Foz, e conhecer como se fabrica a sinalética fotoluminescente. A visita, que será conduzida pelo João Janeiro, será seguida de uma pequena apresentação.
Atividade gratuita, exclusiva para sócios SFPE Portugal
Inscrição
Com o apoio:
-
Sáb29Jun202411h-16hSamora Correiaver mais....
Almoço de convívio dos sócios da SFPE e seus familiares a realizar no quartel dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia. O almoço será precedido por uma visita às instalações onde poderá conhecer os vários tipos de veículos de combate a incêndio e suas especificidades, bem como saber como é organizado o dispositivo de combate.
Vai ser servida paella. O almoço terá um custo de 10€ e a receita reverterá na íntegra para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia.
-
Qua18Set202410h-12h30Sintraver mais....
A Escola Nacional de Bombeiros (ENB) é uma entidade privada, sem fins lucrativos e pessoa coletiva de utilidade pública, hoje reconhecida como autoridade pedagógica na formação técnica dos bombeiros portugueses. Desde 1988, a ENB tem vindo a desenvolver as qualificações e especializações indispensáveis à missão, cada vez mais exigente, dos bombeiros e demais agentes de proteção e socorro.
Em 2015 foi inaugurado, nas suas instalações sediadas em Sintra, um dos considerados melhores centros de simulação e realidade virtual a nível europeu, para bombeiros, que tem permitido que todos os elementos de Comando e Chefias possam desenvolver as suas capacidades de decisão e comando recorrendo a cenários diversificados ( o sistema dispõe de perto de uma centena de cenários diferentes ), permitindo uma aprendizagem verdadeiramente eficiente e sem riscos, ao contrário do que pode acontecer com exercícios reais.
A forma como os Técnicos da ENB customizaram o software à realidade portuguesa tem servido de modelo a posteriores utilizadores de outros países, o que levou a empresa XVR, de nacionalidade holandesa, criadora do sistema, a considerar o CSRV da ENB, um Centro de Excelência e, frequentemente, solicita visitas e mesmo algum treino de bombeiros de outros países, neste Centro.
Por considerarmos ser do maior interesse para os técnicos projetistas e sócios da SFPE Portugal conhecerem as tecnologias hoje usadas pelos operacionais para se qualificarem para o combate, se possível, cada vez mais eficiente, aos incêndios, convidamo-lo a juntar-se a nós, na visita ao CSRV da ENB. Haverá um almoço no final em que cada participante paga a sua refeição, no restaurante Hamburgueria do Campo, próximo da Escola Nacional de Bombeiros.
Atividade gratuita, exclusiva para sócios SFPE Portugal
Horário
Quarta-feira, 18 de setembro | 10h00 - 12h30
Local
Escola Nacional de Bombeiros
Quinta do Anjinho
Ranholas
2710-460 Sintra
Mapa
Escola Nacional de Bombeiros - Google Maps
Inscrição:
-
Sáb21Set202411h-16hSamora Correiaver mais....
DEVIDO AOS INCÊNDIOS QUE DEFLAGRARAM NO PAÍS E À MOBILIZAÇÃO DE PROFISSIONAIS E MEIOS DE COMBATE, FOMOS INFORMADOS PELOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE SAMORA CORREIA DE QUE NÃO VAI SER POSSÍVEL REALIZAR ESTE EVENTO.
Almoço de convívio dos sócios da SFPE e seus familiares a realizar no quartel dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia. O almoço será precedido por uma visita às instalações onde poderá conhecer os vários tipos de veículos de combate a incêndio e suas especificidades, bem como saber como é organizado o dispositivo de combate.
Vai ser servida paella. O almoço terá um custo de 10€ e a receita reverterá na íntegra para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Samora Correia.
-
Qui26Set20249h00-16h30Presencial ou Online - Plataforma Zoomver mais....
Perante a ocorrência de um incêndio ou explosão, em edifícios, com consequências patrimoniais e pessoais de inestimável monta, torna-se de primordial importância o conhecimento da sua causa.
A tomada desse conhecimento assenta em investigações estribadas em protocolos consubstanciados em saberes, métodos, análises metodológicas e interpretações do desempenho, que de forma consertada e convergente permitem recriar todo o desenvolvimento de uma propagação até à identificação do ponto e causa da sua ignição.
O primado da identificação dessas causas será permitir-nos regredir a montante da ocorrência e avaliar quais as premissas incapazes de cumprir os seus objetivos, quando a utilização de um qualquer espaço ou atividade estão subjacentes a um conjunto de normas e medidas, nomeadamente previstas no RT-SCIE, tendentes a minorar a possibilidade de ocorrências.
Formador
António Carvalho, é Perito Técnico de sinistros de incêndios e Explosões, na AMP -Peritagens Técnicas, Ld.ª e Prof. Auxiliar no Inst. Univ. Egas Moniz, na Lic. Ciências Forenses e Criminais e na UAL, na Pós-Graduação de Dir. de Segurança.
Licenciado em Eng. Mecânica - ISEL, em Políticas de Segurança -Un. Lusíada e em Estudos de Segurança -Un. Lusófona.
Diretor de Segurança, credenciação MAI.
Foi Coord. de Inv. Criminal da PJ, durante 32 anos; conselheiro do Cons. Nac. de Prot. Civil, oito anos; formador da PJ e do Lab. Pol. Científica em incêndios, 24 anos; formador da ENB, ESA Coimbra, ESA Castelo Branco, Guardas Florestais, GNR/Sepna, Guardia Civil/Seprona e Guardias Forestales/ Icona e Co-Coord. do projeto do Perfil sócio-psicológico do incendiário.
Programa
- Objetivo do conhecimento das causas do sinistro de incêndio / explosão;
- Enquadramento legal;
- Causas mais comuns de incêndio;
- Estudo de casos práticos (em edificado habitacional e industrial);
- Condições necessárias à deflagração de um incêndio;
- Meios de ignição;
- Metodologia de identificação das causas de incêndio;
- Tipos e meios de prevenção;
- Riscos a partir do desempenho;
- Discussão e Análise.
Horário
Quinta, 26 de setembro | 9h00 - 16h30
Local
Opção presencial - Bombeiros Voluntários de Sacavém (R. Cidade de Goa 1424, Sacavém) Mapa
Opção online – Plataforma Zoom
Inscrições
-
Qui24Out202418h15-19h45ISEP Sala G201 - Edifício Hver mais....
No próximo dia 24 de outubro às 18h15 vamos estar no ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto) a convite do Departamento de Coordenação de Mestrado em Engenharia Mecânica, para uma aula aberta subordinada ao tema Engenharia de Segurança contra Incêndio | Projeto e Investigação.
Formador
Paulo Ramos | Arquiteto, com pós-graduação em Proteção Contra Incêndios. É especialista de SCIE na ETU com projetos em Portugal, Angola, Argélia e França. É vogal da CT46, presidindo à SC6 que acompanha os trabalhos da ISO/TC 92 Fire Safety. É presidente da SFPE Portugal.
Programa
- Diferença entre um regulamento prescritivo e de projeto baseado no desempenho/exigencial, falando das vantagem e desvantagens de ambos
- Exemplos de análise pelo desempenho de disposições regulamentares, demonstrando que nem sempre apenas por cumprir o regulamento se assegura a segurança dos ocupantes
- Breve comparação regulamentar com outros países europeus (apenas alguns exemplos)
- Conceitos e metodologia do projeto baseado no desempenho
- Estudos de caso de edifícios com projeto baseado no desempenho
- Importância da investigação académica para o desenvolvimento da engenharia de segurança/projeto baseado no desempenho
- Bolsas de estudo que concedidas pela SFPE Foundation
Horário
Quinta, 24 de outubro | 18h15 - 19h45
Local
ISEP, Rua de São Tomé, Edifício H, Sala G201, 4249-015 Porto
Inscrições
Evento gratuito, não sujeito a marcação. Caso queira assistir basta aparecer.
-
Ter29Out20249h30-16h00Quartel dos Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintraver mais....
No workshop Intervenção dos bombeiros e requisitos do RT-SCIE, que terá lugar terça-feira, dia 29 de outubro, iremos dar a conhecer aos formandos as necessidades operacionais dos bombeiros e seus equipamentos, relacionando-as com os requisitos regulamentares aplicáveis (acesso aos meios de socorro, acessibilidade às fachadas, hidrantes, câmaras corta-fogo, elevador prioritário, redes de 2ª intervenção, etc.). Será formador o Engº. Vilarim Reis, que é projetista de SCIE mas que tem larga experiência operacional como bombeiro. Será apoiado por um elemento dos Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra, que dará uma explicação mais detalhada e prática dos vários equipamentos e sistemas abordados.
Formador
VILARIM LUÍS DAS NEVES REIS
Engenheiro Técnico de Civil pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), desde 1982. Desempenhou funções de comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Portimão durante mais de 15 anos e foi comandante do Setor Operacional Distrital de Faro, sendo atualmente comandante do referido corpo de bombeiros no quadro de honra. Integrou a Comissão Consultiva Nacional para a Área Técnica Operacional da Liga dos Bombeiros Portugueses. Desempenhou ainda funções em diversas entidades e organismos no âmbito dos bombeiros e da segurança contra incêndio. Projetista, consultor e formador para cursos de segurança contra incêndio em edifícios das 2ª, 3ª e 4ª categorias de risco. É vogal da Comissão Técnica 46/SC2/GT2 e na SC6 e presidente da mesa da Assembleia Geral da SFPE Portugal. É sócio-gerente e diretor da ENGIVILLART, Lda., empresa de projetos e consultoria de engenharia contra incêndio.
Programa
Neste curso será mostrado e explicado o funcionamento dos seguintes equipamentos:
- VUCI (veículo urbano de combate a incêndios)
- VCOT
- VE (veículo escada) e/ou VP (veículo plataforma)
- VT (veículo tanque)
- ARICA (aparelho respiratório isolante de circuito aberto)
Serão ainda feitas algumas demonstrações com operacionais dos BVSPS, nomeadamente:
- Linha de água e agulhetas
- Agulheta de alta pressão
- Gerador de espuma
- Uso do ARICA (demonstração por um operacional)
- Plano neutro, dentro de contentor, com fogo real
Horário
Terça-feira dia 29 de outubro
- 9h30 às 13h00 – Parte prática de explicação de viaturas e demonstrações
- 13h às 14h – Almoço nas instalações, opcional (não incluído)
- 14h às 16h – Mesa-redonda com a mediação do Engº. Vilarim Reis
- Visita ao museu dos BVSPS
Local
Quartel dos Bombeiros Voluntários de São Pedro de Sintra
Inscrições
-
Ter19Nov20249h30-17h30Fundação Cidade de Lisboaver mais....
Em Portugal, cerca de 10% dos Incêndios urbanos ocorrem em edifícios industriais (UT XII). Até 2008, os edifícios industriais não estavam enquadrados por qualquer regulamentação de incêndios específica, mas a partir de 2009 passou a estar incluída na regulamentação geral de incêndios, não tendo sido consensual a sua inclusão num regulamento de SCIE que é abrangente. O risco de incêndio da indústria tem muitas especificidades, nomeadamente no que diz respeito às fontes de ignição decorrentes do processo de fabrico, à toxicidade de algumas matérias, ao risco de explosão e à eventual reação dos agentes extintores com a carga de incêndio, entre outros aspetos. É impossível incorporar essa especificidade no regulamento, mas ela tem de ser tida em consideração no projeto de SCIE, mas também na exploração dos edifícios, nomeadamente nas MAPs. Este seminário, que contará com um painel de oradores de excelência, irá dar uma visão 360º da segurança contra incêndios em edifícios industriais, nas suas várias vertentes.
Programa
09:00 Credenciação
09:30 Sessão de abertura
09:45 Painel Riscos especiais | Moderador Pedro Lopes (SFPE Portugal)
09:50 Indústrias Seveso e SCIE | Alice Calmeiro (Relatório Direto Consultores)
10:15 Explosões de pó | Paula Carvalho (P2i)
10:40 Manutenção preventiva | Nuno Henriques (ISEL)
11:05 Coffe break
11:30 Painel Sistemas de proteção | Moderador Bruno Pinto (APSEI)
11:35 Especificidade da deteção de incêndios na indústria | Carlos Nobre (CN Engenharia de Segurança)
12:00 Extinção por água em edifícios industriais | Pedro Maia (K360)
12:25 Controlo de fumo em edifícios industriais | Cristina Bernardo (Sodeca Portugal)
12:50 Almoço livre
14:30 Painel Exploração | Moderador Jara Franco (ADSP)
14:40 O papel da ANEPC na UT XII | Paula Almeida (ANEPC)
15:05 Combate aos incêndios em contexto industrial | Nelson Antunes (CM Coimbra)
15:30 Incêndios industriais | António Carvalho (AMP Peritagens Técnicas)
15:55 Coffe break
16:20 Mesa redonda A regulamentação de SCIE para a UT XII é a que queremos? | Moderador Marco Miguel (SFPE Portugal)
Ferreira de Castro (Action Modulers) | Leça Coelho (Universidade Lusófona do Porto) | Luís Pedro de Carvalho (Una Seguros)
17:20 Encerramento dos trabalhosLocal e Horário
19 de novembro 2024 | 9h00 às 17h45 | Fundação Cidade de Lisboa
Patrocínio
Inscrições