Menu Fechar

Agenda

Event Information:

  • Ter
    07
    Jul
    2020
    Qua
    08
    Jul
    2020

    Causas dos incêndios em edifícios versus prevenção (investigação de incêndios)

    20h30 às 23h30Online | Zoom
    Curso

    Sinopse

    Perante a ocorrência de um incêndio, em edifícios, com consequências patrimoniais e pessoais de inestimável monta torna-se de primordial importância o conhecimento da sua causa.

    A tomada desse conhecimento assenta em investigações estribadas em protocolos consubstanciados em saberes, métodos, análises metodológicas e interpretações do desempenho, que de forma consertada e convergente permitem recriar todo o desenvolvimento de uma propagação até à identificação do ponto e causa da ignição inicial.

    O primado da identificação dessas causas será permitir-nos regredir a montante da ocorrência e avaliar quais as premissas incapazes de cumpriram os seus objetivos, quando a utilização de um qualquer espaço ou atividade estão subjacentes a um conjunto de normas e medidas, nomeadamente previstas no RT-SCIE, tendentes a minorar a possibilidade de ocorrências.

    Formador 

     António Carvalho é Perito Técnico de sinistros de incêndios e Explosões e Professor Auxiliar no Inst. Univ. Egas Moniz na Lic. Cien. Forenses e Crim., na UAL, na Un. Lusófona, na CBS / Un. Coimbra e no ISLA Santarém. Diretor de Segurança, credenciação MAI. Licenciado em Eng. Mecânica -ISEL, em Políticas de Segurança -Un. Lusíada e em Estudos de Segurança -Un. Lusófona. Foi Coord. de Inv. Criminal da PJ, durante 32 anos, conselheiro do Cons. Nac. de Prot. Civil, 8 anos, formador da PJ e do Lab. Pol. Científica em incêndios, 24 anos, formador da ENB, ESA Coimbra, ESA Castelo Branco, Guardas Florestais, GNR/Sepna, Guardia Civil/Seprona e Guardias Forestales/ Icona e Co-Coord. do projeto do Perfil sócio-psicológico do incendiário

    Programa

    1. Objectivo do conhecimento das causas do sinistro de incêndio / explosão;
    2. Enquadramento legal;
    3. Causas mais comuns de incêndio;
    4. Estudo de casos práticos (em edificado habitacional e industrial);
    5. Condições necessárias à deflagração de um incêndio;
    6. Meios de ignição;
    7. Metodologia de identificação das causas de incêndio;
    8. Tipos e meios de prevenção;
    9. Riscos a partir do desempenho;
    10. Discussão e Análise

    Inscrição